29 de dezembro de 2010

CONVERSANDO COM VOCÊ.

Gosto muito de histórias .Podem ser infantis,podem ser de auto- ajuda , para reflexão.Elas nos auxiliam a compreender caminhos e atalhos da vida.
Assim passo a vocês mais uma história-VIDA NOVA
Três ou quatro vezes na vida, os índios Miskitos, de Honduras costumam trocar o nome .É uma antiga tradição da tribo, a qual eles não pretendem mudar, apenas das confusões acarretadas por elas.Os Mikitos adotam nomes que estão na moda, pouco se importando com a associação de idéias que surgem daí. como:Creme dental Smith Corona , Café Brasil, Flauta Mágica,Energia Solar ,Rei Pelé.  Melhoral Infantil, Saddam Husseim....
O Instituto Indigienista de Honduras garante que se trata de um costume ancestral e que não deve ser mudado,apesar dos protestos dos cartórios.Em determinadas situações, os miskitos se livram do passado do nome , e iniciam uma vida nova.Na prática significa um novo nascimento, tornando-se isentos da responsabilidade sobre o que ocorreu antes.
Em sua simplicidade, esses índios nos ensinaram algumas lições : a qualquer momento pela fé podemos iniciar uma vida nova ;podemos  olhar com mais coragem para o futuro crendo que os pecados cometidos podem ser instrumentos para nossa maturidade;podemos recomeçar a viver todos os dias, basta queremos.
Se acreditássemos nesta tradição dos Miskitos talvez  não carregássemos tanto peso de remorsos e arrependimentos pelas escolhas e ações desastrosas que fazemos em nossas vidas. 
      

Nenhum comentário:

Arquivo do blog