23 de dezembro de 2010

TEXTO DO LIVRO AS EXCELÊNCIAS DO SILÊNCIO.

O silêncio é uma forma de encontrar-se consigo mesmo.Frequentemente nós ficamos  surpresos de como fugimos de nós mesmos , de como não gostamos de estar sós.E quando estamos sós , precisamos de uma ocupação qualquer .Ernesto Cardenal, discípulo de Thomas Merton, descreve esta experiência :O homem moderno já acha difícil estar só; ir em busca dos fundamentos do seu próprio eu é quase impossível para ele .E quando alguma vez permanece consigo mesmo no cantinho silencioso, e estiver quase chegando ao conhecimento de Deus , ele liga o rádio ou a televisão ....

"Vós sois  um jarro vazio.Quando alguém enche o jarro com serpentes, víboras e escorpiões , e quando ele deixa  tampado este jarro, não irão todos estes bichos morrer? E quando abrir o jarro, não irão todos estes  animais rastejar para fora e  morder as pessoas?
O mesmo acontece com o homem .Quando ele vigia  sobre a língua e deixa a boca fechada , então, todos os répteis hão de ficar lá embaixo.Mas quando faz a boca trabalhar e fala , eles saem e mordem  o irmão, e o Senhor há de irar-se contra ele." 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog