14 de julho de 2011

AINDA É TEMPO

JUAZEIRO 133 ANOS!
Acordei hoje cantando a música – Juazeiro, Juazeiro, onde anda o meu  amor. Juazeiro, Juazeiro,Juazeiro me responda por favor... Por onde anda meu amor pela cidade onde nasci?
Qual  o presente que posso oferecer a minha terra natal ao festejarmos  um século mais 33 anos ?
Quais  trabalhos desenvolvi  e  que contribuíram para o engrandecimento e o desenvolvimento dela?
Na minha profissão  eu alonguei meus braços e minha capacidade criativa para gerar algum benefício ?
Se atuo na área  pública , na educação, na saúde, na segurança, no meio ambiente , nas associações ,nos partidos políticos , o que  eu fiz  ou lutei para tornar-se  realidade?
O costume de todos nós é lamentar  a cidade onde moramos e que não  é como queríamos que fosse.
O costume  é viver um saudosismo  de certa forma salutar,  mas não compreender  que a fila anda e que inexoravelmente os dias de hoje jamais  dariam espaço  para o viver  pelas ruas brincando , tomando banho de rio, subindo em árvores  sem medo de ser atropelado, assaltado,ou quem, sabe morto.
Juazeiro completa mais um ano de existência e para celebrarmos  temos a obrigação de levar na alma e no coração  o fruto do nosso esforço físico e mental para justificar viver numa terra  tão abençoada.
E qual o presente que você  daria  a Juazeiro?
Ou será que você está com as mãos vazias porque durante todo o tempo seus olhos só enxergam o quer ainda não foi feito  o que foi destruído ou o que  ficou na promessa?
Percebo que existe uma cultura  de mostrar tudo o que não temos e não somos  exatamente,  quando  celebramos o aniversário de nossa terra.
Não há na maioria das pessoas uma VISÃO de gratidão  a todos que uma dia trabalharam e continuam trabalhando pelo nosso bem comum.
  O presente que damos são as nossas frustrações , as nossas perdas, as  nossas necessidades.
Esquecemos que muitas das nossas reclamações repousam  na nossa falta de educação e higiene, pois uma cidade nunca será limpa enquanto seu povo não entender que lugar de lixo é no lixo.
Nunca SERÁ ILUMINADA porque os moradores destroem as lâmpadas.
 Nunca terão   água suficiente porque o desperdício de uns, penaliza  a vida de outros
Nunca  conseguirá progresso e desenvolvimento se um grande grupo torce para nada dá certo e na crítica  diária fenece o entusiasmo dos que  desejam fazer alguma coisa.
Nunca terá praças limpas e bonitas  porque seus moradores não amam as flores nem torcem pela efetividade do verde.Juazeiro, Juazeiro, onde anda  o nosso amor por você?
Amar é comprometer-se e de palavras soltas e vazias e críticas destrutivas você já não aguenta  mais.Quem sabe , neste aniversário  aprendamos a olhar os ganhos e as perdas sem um sentimento derrotista, mas  assumindo  o compromisso de tratá-la com amor.Quem  sabe, falta direcionarmos   a força dos partidos políticos que nunca deveriam ser usadas para interesses particulares e partidários e que quando se tratasse de uma cidade todos unissem forças e poder para a grandeza e bem de todos.  
Quem sabe  está faltando sabedoria , compromisso, prestígio, competência , sinceridade, lealdade, e o verdadeiro amor de todos nós, para que  em cada aniversário possamos chegar ao teu coração, Juazeiro , trazendo nas mãos o fruto daquilo que construímos para seres  grandiosa. 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog