16 de agosto de 2011

DICAS PARA SOLTEIROS - ACABE COM A BAGUNÇA.




Quem mora sozinho sabe que, pelo fato de não ter ninguém cobrando que a casa fique limpa e organizada, a bagunça costuma reinar absoluta. Você demora um tempão pra achar algo que precisa, tropeça nas coisas jogadas, e passa aquele vexame quando chega alguma visita. Mas quem disse que sua casa precisa ser um muquifo? Pois é, reunimos então algumas dicas bem simples, mas que podem fazer toda a diferença:
1. Jogue fora. 
Reduza antes de começar, elimine e simplifique. Um armário cheio de coisas inúteis, mesmo arrumado com aqueles organizadores super práticos, no fim, ainda é um armário de cheio de coisas inúteis. Retire tudo, guarde apenas aquilo que você realmente gosta e se livre do resto. Doe, venda, dê de presente pra alguém. Se você não está pronto para isso, coloque em uma caixa com uma etiqueta “talvez”. Se depois de seis meses você não tiver aberto ela, elimine-a.
2. Anote na hora. 
Mantenha sempre um caderninho de bolso pra anotar tudo o que vier à mente e não esquecer. Depois coloque as idéias e tarefas na agenda ou em uma listinha de “coisas a fazer”. Se você possui um smartphone, melhor ainda para anotações pois poderá enviar por email.

3. Tenha apenas uma caixa de entrada. 
Ao invés de ter lembretes e anotações em todos os cantos, em casa e no trabalho, mantenha apenas uma caixa de entrada. Então, pelo menos uma vez por semana, tente esvaziá-la. Apague, delete, arquive, coloque numa lista de afazeres. Item por item até zerá-la. Faça o mesmo em relação aos e-mails do trabalho, tire um tempo para organizar tudo e separar os assuntos ou pessoas por pastas.

4. Tenha um lugar pra tudo. 
Reserve um lugar diferente pra cada tipo de informação. Se quiser, utilize uma ferramenta de gerenciamento on-line e mantenha seus cronogramas, lista de afazeres, de filmes, de livros, idéias para projetos… todos organizados por páginas.

5. Coloque no lugar agora. 
Não deixe pra depois e sempre coloque as coisas em seus devidos lugares. Isso economiza muito do seu tempo tentando procurar coisas depois, além de deixar tudo desorganizado. Force-se a isso e depois fica mais natural.

6. Limpe agora. 
Assim como a dica anterior, tem a ver com não deixar a sujeira acumular e ter que fazer uma mega faxina depois. Se a bagunça é enorme, temos a tendência a nos intimidar e deixar pro dia seguinte, o seguinte, e por aí vai.

7. Crie rotinas. 
Crie rotinas de horários e dias específicos para fazer a arrumação. Crie rotina também para onde você deixa objetos como o controle remoto e as chaves. Organize-se para lidar com cronogramas, tarefas domésticas, trabalhos… Depois de um tempo, vai se tornar um hábito instintivo.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog