9 de agosto de 2011

SAÚDE

OBESIDADE

Atualmente a obesidade é considerada uma epidemia mundial; mais da metade dos adultos tem peso além do considerado normal e, entre crianças e adolescentes, 13% têm  sobrepeso ou obesidade. A obesidade é resultante de vários fatores , sendo os principais  a interação entre o componente  genético e  o meio ambiente É sabido  que a alimentação rica em gordura , associada a um estilo de vida sedentário, estão associados ao aumento da prevalência  DA OBESIDADE EM VÁRIAS POPULAÇÕES.
O tratamento adequado implica em uma alteração do estilo de vida e dos hábitos  alimentares.Em casos selecionados pelo médico assistente medicamentos podem ser associados  ao tratamento.
Vários  são os fatores que influem  para que se instale a obesidade, e o fator genético é um dos mais importantes.
Pessoas de famílias  com obesidade têm maior tendência  a serem também obesas, como as endócrinas, podem estar associadas à obesidade. O médico é a pessoa   indicada para fazer o diagnóstico diferencial: se o indivíduo apresenta a obesidade primária ou se  esta é associada  a uma outra doença.

Alimentar-se corretamente  e evitar o sedentarismo são as principais  armas para se evitar o aumento progressivo de peso que pode chegar à obesidade.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog