29 de setembro de 2011

AINDA É TEMPO

ESTÁ FALTANDO ELOGIO EM NOSSAS VIDAS.

Arthur Nogueira, psicólogo, mais outros terapeutas que trabalham com  o primeiro grupo de nossa experiência existencial, divulgaram recente pesquisa onde se nota que os membros das famílias brasileiras estão cada vez mais frios.
Não existe mais carinho, não se valoriza mais as qualidades, só se ouvem críticas, intolerância e desamor.
O modelo da família atual é tão avassalador  que os  valores de ternura e carinho e elogios mínguam sem serem percebidos. Cada manhã já existe nos relacionamentos ordens de não perder tempo. Pai e mãe gritam com seus filhos para acordar, para não chegarem atrasados no colégio porque eles também trabalham e têm seus compromissos.
Assim quando têm carro vão juntos fisicamente, mas suas almas  ficam  distantes. O trânsito é estressante e não há espaço para as brincadeiras tão necessárias nessa fase;  as alegrias dos jovens e crianças  ficam sufocadas porque não há tempo.
Em seguida ...distanciam-se.Cada um vai para seu espaço.
Não há encontro ao meio dia e à noite todos estão cansados. Dormem sem sequer trocarem elogios, sem conversarem, sem dialogarem.
Assim é a rotina da semana e quando chega o sábado e domingo pesam os compromissos sociais, o futebol para o homem e nem sempre as crianças têm os pais por inteiro para elogiar-lhes em seus estudos ou participação de outras atividades.
Os relacionamentos de hoje não duram muito, porque o casal não tem tempo para os elogios.Não tem tempo para olhar o outro ou se olhar com ternura e carinho e abastecerem-se na confiança e na troca de valores que existem em ambos, mas que não são evidenciados.
Somos afetos a valorizar artistas, cantores, bandas e outros profissionais do que membros da nossa família.
A ausência de elogio tem afetado extremamente as relações interpessoais.
Vamos deixar de enfatizar e valorizar os defeitos.Quem sabe com a terapia do elogio consigamos uma sociedade melhor e famílias mais harmonizadas.        Pense  nisso!

Nenhum comentário:

Arquivo do blog