26 de setembro de 2011

DICA DE SAÚDE.

Assim como o alho e outros temperos de gosto marcante, a cebola faz parte do injustiçado grupo de alimentos que costuma ser deixado de lado. Mas não é bom evitá-la. Além de dar um sabor inconfundível à comida, a hortaliça ajuda a reduzir a chance de desenvolver tumores e traz diversos benefícios à saúde. 
"Entre quem come o equivalente a uma cebola durante a semana, a probabilidade de desenvolver um câncer qualquer chega a ser 14% menor", revela em entrevista à SAÚDE! Pesquisadores do Instituto de Pesquisa Farmacológica Mario Negri, na Itália, avaliaram fichas médicas de voluntários, divididos entre os que consomem e os que detestam a cebola. O resultado comprovou o que outros estudos já haviam percebido quanto à relação entre o consumo e a diminuição do risco de tumores de estômago, intestino e próstata. Na sua amostragem, não só esses, mas todo tipo de tumor era mais comum  entre os que evitavam o consumo da cebola.
Além dessa importante vantagem do alimento na dieta, a cebola também é importante porque:
Protege o coração: as placas de gorduras nas artérias são dissipadas e as boas quantidades de vitaminas do complexo B da cebola ajudam a diminuir os índices de colesterol. Assim, o risco de doenças cardíacas é reduzido! Possui vitamina C: aumenta a imunidade e o betacaroteno do vegetal fortalecem o sistema de defesa do organismo. Ação antibiótica: uma de suas substâncias, chamada alicina, é capaz também de combater bactérias causadoras de cáries e distúrbios gástricos. A alicina ajuda ainda a reduzir a pressão arterial. 
Aumenta a longevidade: graças ao antioxidante quercetina, o vegetal age contra o envelhecimento. A cebola roxa é a que apresenta maior quantidade dessa substância.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog