29 de setembro de 2011

O que você fará quando a verdade não puder ser dita?

Existem situações, na vida de todos nós, que justificam o adágio:"  se correr o bicho pega e se ficar o bicho come ".Existem situações, no dia-a - dia, em que calar é a melhor saída. Em outros, falar com  coragem e transparência é a única maneira de resolver problemas.
Vivemos ainda circunstâncias , em que a mentira  substitui a verdade  para não  ferir,não machucar certas pessoas.
A vida de todos nós  tem suas peculiaridades. Também  não há comportamentos pre-fixados que possam ser aplicados objetivamente para minimizar algum problema ou que valha.
A maturidade que adquirimos, através das experiências vividas é, sem dúvida , uma grande aliada para que a verdade possa ser dita sem provocar sofrimento às pessoas que precisam ouvi-la.
Infelizmente , nem sempre podemos falar a verdade crua .Imaginemos uma pessoa portadora de câncer , uma pessoa que adora viver e que não tem nenhuma condição psicológica para receber um diagnóstico fatal.
Imaginemos uma traição , um prejuízo material , um roubo, um acidente envolvendo pessoas que têm medo de ouvir a verdade.
São todas elas notícias penosas , mas verdadeiras. São as nossas  realidades acidentais... que nos trariam grandes sofrimentos.
Creio que" tudo vem a seu tempo e a sua hora" Podemos preparar o terreno onde seremos forçados a semear a dor , não porque queiramos, mas porque nos obrigam as circunstâncias.
A verdade deve ser dita... mas lamentavelmente , em algumas circunstâncias , omiti-la parece ser a melhor solução.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog