16 de outubro de 2011

ERRADICAÇÃO DA POBREZA

17 de Outubro, Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

Num momento em que o nosso país atravessa um momento de grande instabilidade política e económica, não poderíamos deixar de assinalar a efeméride.
A 93ª sessão plenária da Assembleia Geral da ONU, de 22 de Dezembro de 1992, aprovou uma resolução que criou o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. O dia 17 de Outubro de 1993 foi, na sequência daquela deliberação, o primeiro Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e foi comemorado/assinalado um pouco por todos os continentes.
Portugal tem aderido, de forma crescente, a esta iniciativa.
Ainda há 84 milhões de pessoas residentes nos países da União Europeia (UE) ameaçadas pela pobreza. O comissário europeu do Emprego e Assuntos Sociais apelou, ainda, ao Estados-membros da UE para que tomem «ações concretas» para reduzir o flagelo da pobreza.
«A decisão de tirar pelo menos 20 milhões de pessoas da situação de pobreza até 2020 é uma forte mensagem de que a União Europeia assume com seriedade a questão da inclusão social», disse Laszlo Andor, a pretexto do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.
Numa altura em que 18 por cento dos portugueses são pobres, realidade que as instituições de apoio social dizem estar a agravar-se, decorre um pouco por todo o país o 'Levanta-te e Atua', uma iniciativa global que apela a que nos dias 17 e 19 de Outubro as pessoas se levantem, exigindo aos seus governos que cumpram as promessas de acabar com a pobreza extrema e que se alcancem os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio até 2015.
Não podemos ficar indiferentes! Participa! Voluntaria-te!

Nenhum comentário:

Arquivo do blog