25 de outubro de 2011

HOJE É DIA MUNDIAL DO MACARRÃO

No dia 25 de outubro comemora-se o Dia Internacional do Macarrão, um dos pratos mais populares da gastronomia mundial. A data foi escolhida em 1995, durante o I Congresso Mundial da Pasta, que reuniu os principais fabricantes de macarrão do mundo, em Roma, na Itália. 

Atualmente, a indústria brasileira produz por ano um pouco mais de um milhão de toneladas de macarrão, com um consumo per capita que gira em torno de 5,7 kg por habitante, o que coloca o país como o terceiro maior produtor mundial de macarrão, atrás apenas da Itália e Estados Unidos. 
O macarrão começou a ser preparado logo que o homem descobriu que podia moer alguns cereais, misturá-los com água e obter uma pasta que podia ser cozida ou assada.
A origem do prato é repleta de lendas e tudo indica ter sido introduzida na Itália por volta de 400.  Apesar das confusões, uma coisa é certa: a partir do século XIII, os italianos foram os maiores difusores e consumidores do macarrão por todo o mundo. Foram eles que inventaram mais de 500 variedades de tipos e formatos.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog