A Nutrição Funcional pode ser uma ferramenta de auxílio importante na prevenção de problemas orais e na manutenção adequada da saúde oral. As cáries, gengivites e periodontites são as doenças orais mais comuns e os micro organismos envolvidos no surgimento da cárie fermentam os carboidratos na boca, levando a uma queda acentuada do pH, havendo assim a desmineralização da superfície do esmalte. Já as periodontites são causadas por produção excessiva de endotoxinas (toxina, parte integrante da parede celular de algumas bactérias que é libertada após a destruição da parede celular da bactéria)
que acabam provocando uma inflamação.
Existem alguns alimentos que podem prevenir e até auxiliar na melhora da saúde bucal:
Cranberry – Pode inibir as bactérias orais após 10 segundos apenas de contato com a mucosa oral.
Própolis – Possui ação antibacteriana.
Cacau, café e Camellia Sinensis – Por possuírem ação antibactericida, podem ser aliados na prevenção das cáries.
Alecrim – Possui ação antimicrobiana e efeito semelhante aos enxaguantes bucais.
Probióticos – São bactérias benéficas que precisam estar em quantidade adequada no intestino a fim de substituir as bactérias nocivas deixando o intestino mais protegido contra micro organismos causadores de desordens bucais.
DHA – Nada mais é que o ácido graxo ômega-3 que auxilia na redução da produção de substâncias inflamatórias que atingem também a cavidade oral.
Outros nutrientes devem também estar presentes em quantidades adequadas no organismo para garantir a boa saúde bucal, são eles: a vitamina C, A, D, ferro, zinco.
A alimentação saudável vai muito além de só manter a boa forma, é uma questão de saúde plena!
Por: Carolina Baccei

Nenhum comentário:
Postar um comentário