11 de janeiro de 2012

DONA JOVINA E UMA SINGELA LEMBRANÇA...


O bar de dona Jovina, localizado na rua Barão de Cotegipe, no centro de Juazeiro, se tornou um ponto de encontro de saudosistas e da velha guarda juazeirense.
É comum encontrar ali aposentados, professores, advogados, ou mesmo pessoas simples, que entre conversas e tragos relembram fatos do passado e falam do dia-a-dia. Dona Jovina se orgulha de dizer que seu bar já recebeu figuras ilustres. Uma das mesas guarda muitas histórias. Nela já se sentaram o papa da Bossa Nova, João Gilberto, nos tempos de juventude, e a grande estrela da música Ivete Sangalo, ainda criança, no colo do pai, o saudoso, Alsus.
Mas, dona Jovina tem outra história interessante para contar. Nos idos dos anos 50, quando tinha apenas 9 anos de idade, hoje ela tem quase 70, ganhou do então comerciante e vizinho, José Benevides (in memorian), uma singela lembrança, uma pequena cabaça, talvez colhida nas caatingas de Carnaíba do Sertão. A cabacinha serviu de brinquedo para aquela menina humilde, que a guardou com carinho e a exibe até hoje, bem conservada.
Motivada pela campanha “Faça uma boneca feliz”, idealizada por Margarida Benevides, no Programa Quando Nasce uma Esperança – Rádio Juazeiro / RJWEBTV, dona Jovina relembra o fato e diz que Margarida herdou do pai, José, o desejo de fazer os outros felizes.
Ela lembra que no seu tempo, qualquer coisa servia de brinquedo e que a cabacinha a fez muito feliz, como estão felizes agora, as meninas que ganharam suas bonecas.

Contribuição de Ramos Filho - Jornalista da Radio Juazeiro

Nenhum comentário:

Arquivo do blog