10 de fevereiro de 2012

Controle sua raiva para obter sucesso.

Imagine uma pessoa inteligente, capacitada e eficiente, com grande capacidade de aglutinar e envolver pessoas em grandes empreendimentos e mais que isso de torná-las produtivas, colaborativas e eficientes, cada uma em sua respectiva função. Agora imagine essa mesma pessoa sendo dominada por um sentimento incontrolável, quase compulsivo de raiva. Alguém que quando se vê ou imagina contrariado em suas idéias explode e põe tudo a perder. Pois bem, se este for o teu caso, ou quase isso, é a você que pretendo me dirigir agora.

Perder a cabeça, como muitos se referem ao descontrole emocional nas relações interpessoais, pode ser algo absolutamente desalentador e pior, destruidor num relacionamento. Seja ele profissional ou pessoal. Uma pessoa descontrolada nas emoções é como um carro sem freio descendo uma ladeira ou um navio sem leme se dirigindo a um iceberg. Com toda certeza irá provocar um grave acidente e talvez com mortes.

Para vencer a raiva precisamos primeiro identificar aquilo que nos causa mais raiva, ou seja, o fator ou fatores mais comuns de desencadear esse comportamento em nós. Em seguida precisamos aprender a identificar as raízes e a origem do porque de tais sentimentos nos afetarem a tal ponto. Às vezes precisamos de ajuda profissional para identificar a origem, a motivação desencadeadora de tais comportamentos agressivos e como neutralizá-los. Quer seja verbal ou fisicamente.

A raiva geralmente está associada a alguma experiência frustrante em nosso passado distante a qual teve que ser sufocada dentro de nosso inconsciente. Isso desencadeia uma reação de defesa sempre que nos sentimos, ainda que sem percebermos, que estamos sendo de novo ameaçados da mesma forma ou parecida. O individuo raivoso geralmente não se dá conta de que o é. Suas reações já existem e subsistem a tanto tempo dentro dele que acabam por fazer parte da sua própria estrutura existencial.

Na Bíblia, um livro de grande sabedoria, há um texto que diz: "deixe a ira abandone o furor... não se deixe dominar pelo mal" e em outro lugar esta escrito "seja tardio para se irar..." É como se estivesse a nos dizer: Cuidado, raiva descontrolada não faz bem a ninguém. Nem ao outro e muito menos a você. Esta comprovado que pessoas raivosas podem sim desenvolver sintomas patológicos, ou seja, enfermidade, particularmente no aparelho digestivo e adjacências, a partir dessa ação continua de desequilíbrio emocional que acaba comprometendo o sistema imunológico e químico do corpo. Portanto, adquirir o equilíbrio, aprender a respirar e segurar a raiva ou canalizá-la de outra forma menos agressiva e destruidora pode trazer não somente qualidade de vida relacional, como também saúde para o teu corpo.
Pense nisso na próxima vez em que decidir explodir com alguém. Não faça jus ao pensamento popular que diz: "ele constrói com uma mão e destrói com a outra" Equilibre-se! Surpreenda seus amigos e conhecidos se revelando um ser humano melhor, emocionalmente maduro e adulto o suficiente para saber se comportar diante da pressão sem explodir e sabendo interagir com quem eventualmente discorde de tuas idéias, o que não significa necessariamente que esse alguém não goste de você. Lembre-se de que no contraditório, muitas vezes, repousa um maior saber e que na "multidão de conselhos há sabedoria".
Não arruíne sua vida, seus relacionamentos e nem seus projetos, tão árdua e dedicadamente elaborados, por causa de emoções fora de controle. Aprenda a se conter nas emoções.

Deus te abençoe e dê domínio próprio. Um beijo no coração

Nenhum comentário:

Arquivo do blog