7 de fevereiro de 2012

Propriocepção: você sabe o que é?

Também conhecida como cinestesia, esse tipo de percepção ajuda a manter o equilíbrio da postura e a realizar exercícios físicos corretamente
 – A propriocepção ou cinestesia é o conjunto de sensações que permitem ao cérebro reconhecer a localização espacial do corpo. Fornece, também, o equilíbrio necessário para realizar tarefas como andar de bicicleta, por exemplo. Isso porque as informações passam por todo Sistema Nervoso Central (SNC) e é no cérebro que ocorre o controle do equilíbrio da postura.

A cinestesia é resultado da interação dos músculos que trabalham para manter o corpo na sua base de sustentação. Juntos, eles detectam as variações externas e as transmitem ao SNC. Um rompimento do ligamento, por exemplo, prejudica a transmissão das informações e pode deixar o organismo propenso a novas lesões ou prejudicar a coordenação durante a prática de exercícios.

“Um fato em que ocorre a propriocepção é quando corremos em solo irregular. Os receptores presentes nas articulações, tendões e músculos mandam as informações até o córtex cerebral, onde se transformam em percepções conscientes, e geram respostas controlando a motricidade, o posicionamento do corpo e a estabilidade. É um mecanismo de proteção: não perdemos a estabilidade prevenindo também qualquer lesão”, explica Alessandra Ottoni, fisioterapeuta ortopédica da Fisiotrauma.

Entretanto, é possível treinar o SNC para aperfeiçoar as respostas motoras do corpo quando houver mudanças bruscas da posição do corpo.  O treinamento deve ser iniciado sob orientação de um fisioterapeuta e é indicado para pessoas que sofreram lesões osteomioarticulares, ou seja, que comprometem ossos, músculos e articulações.

A técnica consiste no uso de superfícies instáveis que possibilita o organismo avaliar a orientação espacial e a obter resposta mais rápida e eficiente, mantendo o equilíbrio do corpo. “Começamos o treino no paciente de uma forma leve, usando os materiais mais fáceis e depois vamos evoluindo para materiais mais difíceis e colocando dificuldade, como abrir e fechar os olhos”, afirma a especialista.


Propriocepção ou cinestesia, conforme Alessandra Ottoni, Fisioterapeuta Ortopédica da Fisiotrauma, é a capacidade do SNC de manter o equilíbrio do corpo e pode ser treinada por meio de exercícios de fisioterapia indicados para pessoas que sofreram lesões osteomioarticular.


A técnica de propriocepção auxilia no equilíbrio espacial do corpo e é indicada para quem sofreu lesões osteomioarticulares.




Nenhum comentário:

Arquivo do blog