6 de maio de 2012

ALGUMAS LEMBRANÇAS DO QUE FIZERAM OS PREFEITOS DE JUAZEIRO.

Este final de semana tive a oportunidade de bater um papo bem demorado, com um comerciante de Juazeiro  que, há  58 anos  trabalha na cidade como empresário.
Um homem de uma memória incrível, com mais de 80 anos que  guarda  fatos  que fizeram a História de Juazeiro-BA de maneira notável. 
Segundo suas recordações e conclusões vamos recordar os feitos de alguns prefeitos:
Aprígio Duarte Filho - ditador no Governo de Getúlio Vargas, governou a cidade por 15 anos. Fez o cais de Juazeiro com verba do município e criou a taxa de cais  que foi extinta como taxa assim que as despesas  da construção fossem pagas. Foi quem construiu as principais praças e uma das Praças mais linda que foi destruída para a construção do Colégio Edson Ribeiro. Foi quem fez o Carnaval de Juazeiro ser considerado o quarto melhor do Brasil naquela época.
Disse-me que Alfredo Viana  foi prefeito por  2 mandatos. Edson Ribeiro , depois Ludugero Souza Costa 6 meses. Miguel Cerqueira foi quem iniciou o calçamento de Juazeiro. Zé Padilha. Américo foi prefeito 4  anos, Joquinha 4, Américo de novo 2, Durval Barbosa 4, Arnaldo Vieira 6 e J.K  6 anos,  Bandeira 8 anos, Misael  8 anos, Rivas 4 anos, e  por último Isaac  4 anos completando.
A energia chegou a Juazeiro na gestão de Américo Tanuri. Lamentou ele permitir desmanchar a linda Estação do Trem cuja telha tinha vindo da França.
Durval Barbosa foi quem fez o Paulo VI. Fez  várias praças  Deixou na época  um milhão na moeda corrente nos cofres da prefeitura. Arnaldo fez a festa dos cem anos - Centenário de Juazeiro.  A cidade foi aprovada para Porte Médio e chegou o Projeto Cura. Jorge Khoury  projetou Juazeiro nacionalmente pela agricultura Irrigada e Festa do Melão. 
Uma verdadeira enciclopédia ambulante este homem  cuja memória é invejável. Ele acompanha a história política de Juazeiro  e tem um grande  espírito crítico. Como diz o ex- Prefeito Rivas - todos os gestores fizeram alguma coisa e deram a sua contribuição.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog