9 de maio de 2012

COISAS QUE A VIDA TEM ME ENSINADO

É lamentável quando não aprendemos novas maneiras de enxergar a vida  , sobretudo quando já vivemos mais de seis décadas.
Assim  tenho procurado exercitar-me  na aquisição de novas maneiras de pensar e agir, e graças a Deus ,  os resultados têm sidos bem gratificantes.
1- olhar o defeitos dos outros e perceber que não tenho o direito de criticá-los porque também tenho  os meus.
2-diante dos miseráveis, criminosos , marginais, seres humanos transformados em monstros , fico a olhar o outro lado da vida dessas pessoas - sua infância, sua adolescência, seus dramas familiares, seus recalques, suas frustrações  e naturalmente o carma de suas vidas passadas.Lamento uma encarnação sem evolução e o sofrimento futuro.
3- quando  alguém me ofende ou mesmo magoa meu coração , não consigo sentir ódio .Antes sim, eu tinha até desejo de vingança.Agora , após derramar algumas lágrimas olho para o ofensor e percebo o quanto ele ainda está  em estágios arraigados à terra, além do necessário. Cada um dá o que tem.
4-Exercitar  o desapego afim de  que tendo bens e pessoas ligadas pelo sangue ou pelos laços do coração saber que nada é meu.Tudo é empréstimo para viabilizar a caminhada .A vida se torna mais leve e livre.
5-Evitar acumular ;o consumismo gera insegurança , medo  e até mania de perseguição . Se eu não tenho necessidade daquilo , não é pelo fato de estar em promoção ou na moda que necessariamente eu tenho que adquirir;Quanto menos eu tenho , mas livre eu sou.
6- Nunca esperar recompensa .Fazer o bem pelo bem.Ajudar por missão. Doar sem olhar a quem e por quê.Assim não ficamos vulneráveis  a sofrer por ingratidão. Aliás tal sentimento é do ser humano, infelizmente.
7-Paciência! saber esperar mesmo que o tempo esteja  extinguindo-se .
8- Agradecer! Agradecer, adquirindo a sensibilidade de olhar os ganhos que são muitos e, não supervalorizar as perdas 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog