31 de maio de 2012

DESABAFO


Sou filha de Juazeiro, nasci na Rua Barão de Cotegipe  e sempre que passo por lá as memórias da minha infância se acendem..Ainda era menina quando meus pais foram morar em Salvador , retornando a morar em Petrolina na década de 50.
O impacto foi grande porque  morava numa capital e a cidade era bem provinciana.Energia somente a noite até 10 horas. Não havia sistema de telefonia, mas a força da educação através do Colégio Dom Bosco e as Salesianas faziam convergir muitas famílias para a cidade.
Com a liderança da Família Coelho  a cidade  foi encontrando seus rumos, crescendo , crescendo e hoje é sem dúvida uma metrópole.
Distanciei-me de Juazeiro  por 32 anos apesar de sempre participar da vida religiosa e social desta cidade.
Passei a morar em Carnaíba do Sertão e naturalmente trabalhando aqui, pude acompanhar durantes esses 30 anos a história da minha terra natal.
E ontem participando do Forró do Beco  em prol do MCC, quase fui às lagrimas  por constatar que nossa cidade  precisa urgentemente de refazer seu pensar e seu agir.
Não quero fazer comparações , porque todas elas são odiosas, mas  posso mostrar alguns enganos  que vimos cometendo  ao longo de tantos anos e que por eles pagamos altos preços.
Somos  mestres em criticar nossos políticos. Os que estiveram no poder , e os que estão no poder.
Não temos uma educação política para separar os interesses partidários e individuais , dos interesses de progresso e desenvolvimento.
Votamos no partido, na pessoa , mas não pensando na grandeza dessa cidade.
Não temos a  cultura de incentivar os que estão trabalhando ou executando algum trabalho social, político  voluntário etc.Pelo contrário a crítica é tão forte que termina fenecendo o sonho dos que buscam  realizar algo que beneficie a sua comunidade ou mesmo a cidade
Nosso espírito comunitário ainda é mesquinho e  quando alguém levanta uma bandeira em prol de alguma causa , os resultados são muitas vezes inexpressivos.
Não temos espírito de gratidão para que façamos a soma das atitudes  daqueles  que trabalham e trabalharam por Juazeiro.Claro que todos os prefeitos  que um dia representaram Juazeiro fizeram alguma coisa. Podiam ter feito mais , talvez. Podiam ter administrado melhor, podiam.Mas fizeram alguma coisa. E outros que vieram  muitas vezes destruíram unicamente para satisfazer sua vaidade. O povo destruiu. E quando vamos sair   das atitudes provincianas  em que estamos, para alçar nosso voo e fazer esta cidade mais grandiosa?
A crítica construtiva é a mais salutar, entretanto a crítica vazia e perversa  é um balde de água gelada nos sonhos dos que amam uma cidade.
Não temos olhos para ver que, os que um dia tiveram nosso voto e foram eleitos,  fizeram  alguma coisa por Juazeiro.O que não temos é a devida educação coletiva  para preservar o patrimônio público e  cuidar com responsabilidade daquilo que cada gestor deixou construído , seja com dinheiro municipal, estadual ou federal.
Não temos  educação sanitária por isso mantemos o lixo em  terrenos baldios , ou jogados  nas ruas e portas de nossas casas.
Ontem  pude contemplar a maior prova de um povo irmanando em prol de uma causa.O povo de Petrolina ajudando o Movimento de Combate ao Câncer  a iluminada e feliz ideia  de Dr. Augusto e sua Esposa Marisa Coelho.
Ali não tinha havia divisão de partidos políticos,não haviam religiões separadas . Petrolina cresceu e a maioria presente, não era filho da terra, mas filhos adotivos.
Hoje estou seriamente pensando em minha Juazeiro.
Precisamos nos unir  e buscar desenvolver o amor verdadeiro por nossa cidade.
Precisamos  somar, cooperar, colaborar,participar, partilhar  e ter um espírito político onde o coletivo supera os interesses individuais.
Ou mudamos nossa mentalidade e deixamos nossa omissão  ou jamais  alcançaremos  o apoio e a força de desenvolvimento que buscamos.
Ou passamos a enxergar o que foi feito e estimular o que virá , ou ficaremos no nível da crítica vazia, que não nos leva a nada.
Faço aqui um apelo, como filha desta terra  vamos pensar grande e pensar alto. Vamos formar uma Câmara de vereadores  que discuta problemas  reais e que seja  realmente a voz do povo.
Sou administradora de empresa e sei o quanto é difícil fazer os outros fazerem, mas é possível delegar e desburocratizar  mesmo diante de leis  e exigências que hoje a administração pública exige.
Vamos amar nossa terra. Mesmo você que chegou um dia aqui e foi acolhido de braços abertos  e trabalhou fazendo fortuna , ame essa  cidade, envolva-se , participe, faça a sua sugestão, forme grupos que queiram realmente nossa Juazeiro mais grandiosa. 

2 comentários:

sonildo dantas disse...

Felicidade, Sr. Margarida sabias palavra, se nosso políticos e nossa populacao tivesse esta mentalidade nosso Brasil seria realmente um país em desenvolvimento, não haveria tanta fome não haveria seca, o não seria tão agracia a população sofrida em nosso nordeste.

sonildo dantas disse...

Felicidade, Sr Margarida sabias palavra, se nosso políticos tivesse esta mentalidade nosso Brasil seria realmente um país em desenvolvimento, não haveria tanta fome não haveria seca, o não seria tão agracia a população sofrida em nosso nordeste.

Arquivo do blog