28 de maio de 2012

DICA PARA CORTAR CEBOLA SEM CHORAR...


Já ouvi muitas dicas pra cortar cebola sem chorar: 
Cortar debaixo d´água (a cebola, não você), usar máscara de mergulhador, colocar palitos de fósforo na boca, colocar uma linguiça na bunda... (Opa! isso é dica pra outra coisa...) entre outras 387 mirabolâncias....
Mas por que a cebola faz a gente chorar?
A explicação de tal fenômeno deve-se às células da cebola, uma parte dela é rica em enzimas e a outra em sulfuretos. Ao serem cortadas, essas duas partes se rompem e se misturam. A reação resulta em uma substância chamada ácido sulfénico e ao entrar em contato com o ar é transformada em um gás. A irritação é produzida quando esse gás atinge os olhos. Quando o gás entra em contato com a água dos olhos, uma vez que os olhos estão constantemente úmidos, é produzida uma solução fraca de ácido sulfúrico. O organismo se defende do incômodo, com hiperemia (aumento da irrigação sanguínea nos olhos, deixando-os vermelhos), aumento de sensibilidade, irritação e consequentemente produzindo mais lágrimas. Mas afinal de contas, qual é a dica infalível?
Mantenha suas cebolas sempre na geladeira e corte-as ainda geladas. O frio desativa as enzimas, assim os sulfuretos não tem com o que se combinar e não produzem o ácido sulfênico. Simples, né? Espalhe essa dica!

Nenhum comentário:

Arquivo do blog