5 de maio de 2012

O QUE É MEDITAÇÃO- SANDRA ROSENFELD

Acredito  que, para entendermos melhor a arte de meditar , precisamos primeiramente compreender  um pouco  das diferenças culturais entre o Ocidente e o Oriente, que foi berço da meditação.
Da mesma forma  que a cultura ocidental é bastante diferente da oriental, também  é o conceito de meditar. Ainda  hoje, para muitos  de nós ocidentais meditar quer dizer pensar sobre alguma coisa, inclusive encontramos  esse significado no dicionário. Mas existe um outro tipo de meditação que vem , do Oriente, que é o não - pensar.

Nós , ocidentais , supervalorizamos o pensamento , o fazer sem cessar e os bens materiais. Já os orientais  valorizam o saber  ficar em silêncio, manter a mente vazia , o não - fazer e o desenvolvimento da sabedoria interior.
Pensar sem cessar, falar sem parar , fazer algo o tempo todo  nos afastam de nós mesmos , o que causa muita ansiedade. E diferentemente do que acreditamos , o silêncio desperta a alma , a mente vazia nos permite conectarmo-nos com o universo, e o não - fazer é uma forma eficiente de nos prepararmos para fazer  o que deve ser feito cada vez melhor.
 A verdade é que não dá para compreender tudo com o cérebro, há coisas ´que só se compreende  com a alma e em silêncio.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog