18 de maio de 2012

SEM MEDO DE AGIR


Um rei submeteu sua corte a uma prova para preencher um cargo importante. Um grande número de homens poderosos e sábios  reuniu-se  ao redor do monarca." Ó vós , sábios" , disse o rei, "eu tenho um problema e quero ver  qual de vós tendes condições de resolvê-lo."
Ele conduziu os homens a uma porta enorme , maior do que  qualquer outra  por eles já vista.
O rei  esclareceu: 
" Vedes aqui a maior e mais pesada porta de meu reino. Quem dentre vós podei abri-la? "
Alguns dos  cortesão simplesmente balançaram a cabeça. Outros, entre os sábios olharam a porta mais de perto mas reconheceram não ter capacidade de abri-la.
Tendo escutado o parecer dos  sábios, o restante da corte concordou, que o problema  era difícil demais para ser resolvido. Somente um único vizir aproximou-se da porta.
 Ele examinou -a com os olhos e os dedos, tentou movê-la de muitas maneiras e, finalmente, puxou-a com força .E a porta  abriu-se .
Ela estava apenas encostada, não completamente fechada. E as únicas coisas necessárias para abri-la eram a disposição de reconhecer tal fato e a coragem de agir com audácia.
O rei disse:
" Tu receberás a posição no corte , pois não confias apenas naquilo que vês ou ouves; tu colocas tuas próprias faculdades e arriscas  experimentar.
Do Livro O mercador e o Papagaio.
 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog