4 de junho de 2012

COMO EVITAR A DIABETES GESTACIONAL.

Algumas mulheres, quando engravidam, desenvolvem diabetes e neste momento o controle alimentar é essencial visando a saúde da mãe e do bebê. Veja algumas dicas importantes:
Alimentos a serem evitados
- Produtos com farinha refinada
- Balas, chicletes, doces
- Refrigerantes, refrescos prontos, guaraná natural
- Alimentos processados, sopas prontas
- Margarina, manteiga
- Bacon, salsicha, presunto, mortadela
- Salgadinhos, batata palha, chips, etc
Importante:
Coma de 3 em 3 horas, evitando ficar muito tempo em jejum. Suspenda o uso de chá verde durante a gestação. Beba, no mínimo, 2 litros de água por dia. Reduza a quantidade de sal nas preparações. Os alimentos processados, ou seja, já prontos, costumam ter quantidades grandes de sal. Portanto, evite enlatados e embutidos, além do uso excessivo do sal de mesa. A quantidade ideal por dia 1 colher de chá rasa de sal. Dica: deixe o saleiro fora de seu alcance durante as refeições. O ideal é guardá-lo no armário e não colocá-lo à mesa.
Dê mais sabor ao seu cardápio, misturando alguns temperos saborosos, como os marinados, vinagres balsâmicos, vinagres de fruta, alho, sucos cítricos, ervas e temperos aromáticos (como sementes de coentro, sementes de cominho, pimenta, alecrim em pó, tomilho e orégano).
Atenção ao rótulo: o sal pode vir disfarçado de sódio, cloreto de sódio, glutamato monossódico ou bicarbonato de sódio.
Cuidado com os condimentos comerciais como mostarda, ketchup, molhos prontos para saladas e outros.
Comidas de restaurantes fast-food são frequentemente ricas em sódio (apenas um sanduíche pode chegar a ter a quantidade que você necessita do nutriente por dia). Evite-as ou escolha uma porção pequena.
Prefera carnes mais magras: patinho, filé mignon, coxão mole, coxão duro, carne de coelho.
Consuma diariamente frutas e verduras a fim de garantir o aporte necessário de vitaminas e minerais.
Além do pré-natal, busque um acompanhamento nutricional para você ter um plano alimentar individualizado para você e seu bebê!

Por:  Carolina Baccei

Nenhum comentário:

Arquivo do blog