24 de junho de 2012

LEMBRANÇAS

Talvez pelo fato do clima hoje estar bem gostoso, após uma neblina generosa  deixando céu carregado de nuvens,fiquei  sentindo a brisa suave vinda do nascente e comecei a recordar a minha infância.
Morávamos em Salvador e nas férias vinhamos  para Carnaíba do Sertão, distrito de Juazeiro onde meu pai tinha uma roça.
A viagem era longa pois o trem saía de Salvador após o meio dia  e chegava  ao nosso destino no mesmo horário do dia seguinte.
Viajávamos muitas vezes no vagão onde podia colocar os bancos um em frente ao outro, formando uma cama  , onde podíamos dormir. Eu tinha  , como ainda tenho enjoou de viajem e  quase sempre  ficava prostrada de tantas náuseas.
Minha mãe geralmente fazia farofa de galinha assada e levava frutas para que pudéssemos nos alimentar durante a viagem.Pena que eu só ficava na vontade pois não podia comer nada.
Meu grande sonho era conhecer o restaurante do trem. Diziam que lá ofereciam bife a cavalo e eu não sabia como seria aquele prato. O cheiro das frituras invadiam os vagões que ficavam próximos e somente as famílias mais endinheiradas tinham condição de usar aquele espaço.
Em cada estação onde havia abastecimento de lenha e água para as caldeiras, o trem fazia uma parada . E homens e mulheres ofereciam frutas, doces e guloseimas fabricadas por eles.Muita manga de Catuni,Laranja de Bonfim , Umbu da Massaroca, Doce de Juremal.Além de café com bolo , tapioca e cuscuz.
Lembranças que ficaram guardadas para sempre porque ansiávamos a chegada para viver a alegria de algumas semanas longe da cidade , curtindo a bucólica vida na caatinga.Tudo era maravilhoso,todas brincadeiras representavam satisfação: fazer guisado, panela de barro, olhar o riacho correndo,tomar leite no curral, brincar com burregos recém nascidos ,a família reunir-se após a janta  à luz da lua.
Não havia luz, água  encanada,  fogão a gás, geladeira.A mamãe como uma verdadeira  mulher enfrentava o fogo a lenha, o candeeiro, a água natural do filtro de areia e tudo tinha um sabor especial.
Saudades, nesta tarde de domingo.Saudades deles meus pais .Saudades de um passado onde não se falava em infelicidade.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog