13 de julho de 2012

Alho poró: sabor e saúde na sua dieta!


O alho poró, considerado um alimento funcional, tem sido muito utilizado em receitas, pois seu sabor é incrível. mas além de saboroso,o seu consumo traz benefícios a nossa saúde. Sendo da família das cebolas, esta hortaliça é uma ótima fonte de carotenoides e possui grande quantidade de vitamina C e sais minerais como potássio, cálcio e fósforo. Uma de suas propriedades mais significativas é a de proteger contra o câncer de estômago. Além disso, pode auxiliar na redução do colesterol, na desintoxicação por estimular enzimas do fígado a eliminar xenobióticos (substâncias tóxicas). Entretanto, é importante ficar atento a algumas contraindicações:
- lactantes devem evitar pois pode provocar cólicas no ventre da criança
- para recém-nascidos e para as pessoas com pressão baixa, hipertireoidismo não controlado e para quem usa medicamentos para controle do nível de sangue.
- para quem sofre de insuficiência renal não precisa eliminar a alho poró da alimentação, basta consumi-lo cozido para reduzir a quantidade de potássio na sua composição.
Você pode utilizar este alimento como tempero ou ingrediente de diversos pratos. Peixes, aves, carnes, molhos, patês, sopas, caldos, recheio de sanduíches e muitos outros.
Meia xícara do alimento picado e cozido possui apenas 15 calorias, sendo 25 miligramas de vitamina C e 16 miligramas de cálcio, além de um pouco de niacina (também conhecida como vitamina B3).
Que tal experimentar esta receita fácil e muito gostosa?
Omelete ao Alho-poró
Ingredientes:

- 1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem
- 1 pedaço de alho-poró picadinho
- ½ tomate picado
- 2 ovos
Sal e pimenta a gosto
Modo de Preparo:
Aqueça ligeiramente o azeite e refogue o alho-poró por 2 a 3 minutos, até começar a amolecer. Junte o tomate e cozinhe por mais 2 minutos. Retire os legumes com a escumadeira e reserve. Bata os ovos em uma tigela e acrescente 2 colheres de sopa de água fria. Tempere e despeje a mistura na panela. Junte os legumes e cozinhe cerca de 5 minutos, até o omelete ficar firme.
Rendimento: de 1 a 2 porções

Por: Dra Carolina Baccei

Nenhum comentário:

Arquivo do blog