13 de julho de 2012

SAIBA COMO CONTROLAR SUA RAIVA...


Quantas vezes você fica realmente irritado? A raiva é das grandes causadoras do estresse em sua vida? É frequente? A raiva às vezes é apropriada, pois é uma reação normal, um estado emocional, resposta a uma ameaça, uma espécie de defesa do organismo que dura alguns minutos. Ela ocorre em todas as idades, sem exceção. Em casos muito específicos, há pessoas que sofrem de Transtorno Explosivo Intermitente, (mas este já é um assunto para tratar em outra matéria). Se este não for seu caso, é fundamental saber lidar com ela. Você pode, de uma maneira geral, estar somente mais  propenso à raiva, mas por isso pode estar mais sujeito ao estresse do que as outras pessoas.
Como ela funciona?
Quando você acha que está sob ameaça, seu corpo entra em estado de defesa. É quando o seu cérebro decide ficar e lutar, o hipotálamo dá o sinal para que a noradrenalina seja  lançada em seu organismo. Isso prepara o corpo para o combate. Agressividade, raiva e hostilidade são as marcas emocionais de comportamento de luta.
É claro que não podemos sair por aí quebrando coisas, esbanjando mal humor, sendo agressivos com os que nos cercam. Mas como lidar com esta raiva? Seria correto reprimi-la?  Certamente que não! Raiva, irritação e hostilidade reprimidas prejudicam a sua própria pessoa. É normal sentir-se irritado com coisas que você não pode controlar ou mudar, mas você pode aprender a canalizar este sentimento e se beneficiar muito levando a vida de forma diferente. Como você faz isso?
Como controlar a raiva
A sua ira se manifesta de forma muito rápida para possibilitar que você aplique técnicas de gerenciamento de raiva? Então é importante aprender a liberá-la – desabafar primeiro – o que levará a um estado gradualmente a mais calmo. Canalize a sua raiva de forma segura e eficaz. Experimente:
- saia do local, respire fundo, entre no elevador sozinho e solte um grito bem alto.
- saia para dar uma caminhada pelo quarteirão
- faça uma atividade física como lavar o carro, partir para uma faxina de papéis nas gavetas (rasgar papel pode ajudar) ,  ligue o som,  dance e cante, libere toda esta energia a seu favor.
- que tal alguns socos no colchão? Ao menos você não machuca a mão!

Outras dicas que podem ajudar:
Procure sempre identificar a causa da raiva. Uma boa análise pode ser útil para reavaliar e ver a situação de outra forma. Mantenha o bom humor e entenda que rir realmente é o melhor remédio e uma ótima técnica de gestão de raiva. É importante aprender a rir das situações e de nós mesmos.
Pense positivamente. Aprenda a aprender com seus erros. Seja um otimista e não pessimista. Você vai se sentir menos defensivo e irritado. 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog