6 de agosto de 2012


CRÍTICAS

Se existe uma palavra que nos incomoda, esta palavra chama-se  CRÍTICA.
Não gostamos de recebê-la , mas somos muitos rápidos em oferecê-la aos outros.
A crítica é uma necessidade enquanto, estamos vivendo nosso processo evolutivo, individual ou coletivo.
Ela tem várias faces: a crítica construtiva  feita com educação, fundamentada em verdadeiros conceitos e sobretudo alicerçada em valores que  ausentes poderão trazer danos irreparáveis a uma ou diversas pessoas, é realmente necessária.
A crítica vazia : feita pelo prazer de criticar, prima da inveja  e retrato dos incompetentes que nem fazem e não deixam os outros fazerem.Ela produz danos e muitas vezes é capaz de fazer  morrer os sonhos e os entusiasmos de uma comunidade.
A crítica irresponsável é aquela fundamentada em fatos não reais e que cria a desconfiança  no grupo, minando o compromisso daqueles que estão enxergando apenas o sucesso e a concretização daquela tarefa.
Não podemos viver sem que haja em nossas vidas as críticas.Elas podem começar na infância e deve nos acompanhar  até mesmo na terceira idade.
Lembro-me de um telefonema de uma amiga para a outra.
Uma reclamava que estava com medo do dia de amanhã, do resultado de alguns exames,Lembrava que o dia de amanhã estava sendo negro para a mesma.
Do outro lado a amiga fazia as seguintes críticas:você é atrevida.Não se arvore do direito de julgar o dia de amanhã e os resultados dos fatos.Contenha-se em viver o dia de hoje , pois a sua responsabilidade pousa sobre ele.
Silêncio!
Ninguém mais falou nada.
Dia seguinte  houve um telefonema onde a voz dizia: Obrigada pela crítica.De fato eu estava antecedendo sofrimento  e diagnosticando o que não era da minha alçada.
Cuidado com as críticas .Se você gosta de criticar procure sempre fazer por onde construa algo de bom .

Nenhum comentário:

Arquivo do blog