13 de fevereiro de 2011

AINDA É TEMPO

QUEM GASTA TUDO O QUE TEM, A PEDIR VEM !

São passados muitos anos... entretanto eu ainda escuto aquela voz  humilde e sábia dizendo: – filho, quem gasta tudo o que tem , a pedir vem !
Eu era  ainda muito pequeno  e não conseguia compreender porque a mamãe  insistia tanto na economia de nosso lar e  na reserva que deveríamos ter  em relação ao que ganhava meu pai .
E naquela época  não éramos tão consumistas. O mercado não oferecia tantos objetos e a tecnologia ainda era  bem atrasada. Quem era melhor de condição tinha um rádio grande na sala principal  da casa. E só. Tudo transcorria devagar. Um bolo  era feito no leite de  coco ralado na hora e  batido no braço. Como devia doer o braço da mamãe. Hoje, quando eu vejo tantas pessoas endividadas, as  palavras  da minha mãe ecoam  em minha mente. Para piorar a  situação os bancos e financeiras oferecem empréstimos  e vantagens que somente depois , percebemos que a diminuição em nossos vencimentos  acarretaram danos irreparáveis. Mas  para sobreviver numa sociedade  acelerada e consumista... terminamos sendo vitimas de  dívidas, de compromissos, de empréstimos, de boletos, cartões de crédito,cheques sem fundo, inadimplência e  depois  doenças. Quantos estão com gastrite, depressão, insônia  e até mesmo problemas  cardíacos por conta de situação financeira  ruim. Pior ainda é gastar  com doença  e  perceber que tudo se acabou até mesmo a vida de quem tanto amávamos. Todo homem ou mulher prudente deve ter reservas. De tudo que ganha, no mínimo 20 % deve guardar como uma reserva que poderá socorrer a si ou a  alguém da família  numa hora  de dificuldade. Quem gasta tudo o que tem ... já diz o velho ditado ... a pedir vem .
E como é humilhante ter que pedir e  muitas vezes levar um, NÃO .      

Nenhum comentário:

Arquivo do blog