31 de julho de 2011

AGOSTO - NÃO VAMOS TER MEDO.JORNAL A TARDE 2008

Mês do cachorro louco, do desgosto, das grandes tragédias. Agosto é um mês temido por muita gente. Associado a datas históricas importantes, catástrofes e ao azar, a  conotação negativa ao longo dos anos, faz com que os supersticiosos recorram a amuletos, orações e rituais sagrados para se proteger contra as agruras que estes 30 dias podem reservar.
“Reforço minhas preces ao Senhor do Bonfim, pedindo paz, porque parece que sempre pode acontecer algo de ruim em agosto”, diz a estudante de gastronomia Elisa Castro Lemos, 30. Ela conta que, desde pequena, ouve histórias de acidentes, incêndios e outros acontecimentos ruins nesta época do ano. Com o tempo, passou a acreditar que o mês tem uma “energia pesada”.
Crença semelhante tem a aposentada Messina Rodrigues, 69. Para ela, o período é especialmente perigoso, pois uma atitude violenta “toma conta” de pessoas e animais, produzindo desastres. “Até os cachorros da minha vizinhança ficam mais bravos. Evito sair de casa, mas quando preciso, levo minha medalhinha de Nossa Senhora na bolsa”, revela.
E não é que a afirmação de Dona Messina tem uma base científica? Segundo o médico especialista em saúde pública Eduardo Unger, em cidades de clima tropical como Salvador, agosto é marcado pelo fim das chuvas e aumento da incidência dos raios do sol, que mexem com o sistema hormonal das cadelas, deixando muitas delas no cio. “Os cães de rua brigam entre si para chamar a atenção das fêmeas, por isso a aparência de agressividade”, explica.
Ainda de acordo com Unger, os animais raivosos apresentam um aumento da libido e, durante as brigas, a chance de transmissão da doença (que passa por meio do contato com a saliva) é maior. “Acredito que o comportamento dos cães é que fez surgir a expressão mês do cachorro louco”, opina.
Já para o doutor em história Jorge Uzeda, o “título” nasceu da associação de fatos importantes da história recente do Brasil com o mês. Em 24 de agosto (de 1954), o então presidente da República, Getúlio Vargas, cometeu suicídio, gerando um período de crise no País. Jânio Quadros, outro presidente, renunciou no dia 25 (de agosto de 1961), e logo depois veio o Golpe Militar. “Quem tem mentalidade supersticiosa pode achar que o mês exerce influência sobre os acontecimentos”.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog