20 de outubro de 2011

AINDA É TEMPO

A FOME TEM LIGAÇÃO DIRETA COM A FALTA  DE EDUCAÇÃO E IGONORÂNCIA  DOMÉSTICA.
Apesar dos esforços de Organizações não governamentais; dos programas sociais dos governos  e das entidades religiosas  no sentido de combater o terrível mal chamado fome, ainda milhares e milhares de pessoas vivem sem alimento.
Aqui no Brasil  por incrível que pareça , um país tão agricultável, sem invernos rigorosos, uma região como a nordeste, rica em sua rede hidrográfica e um solo  abençoado pelo sol, vemos comunidades passando fome e  miséria.
Não estamos aqui buscando culpados , mas tentando refletir sobre a raiz ou raízes de tão profundo problema uma vez que,  ele acompanha a humanidade desde que ela existe.
Mas se evoluímos , se plantamos mais, a ponto de destruir nossas reservas ecológicas por monoculturas, se produzimos mais alimentos e se a indústria fabrica e beneficia matérias primas  antes desconhecidas , porque  a fome  continua  viva em tantos lugares?
Creio que  além da má distribuição de renda e das injustiças um dos fatores está associado a falta de educação e ignorância doméstica.
Se houvesse mais preparação e orientação para as famílias na utilização dos alimentos , haveria menos desperdício e alimentação mais nutritiva.
Muitas vezes  jogamos ao lixo tanto alimento que pode ser  consumido ou transformado em  sucos , polpas pastas e até mesmo massas.
Um dia comi um bife delicioso .Era feito  não de carne mas, da casca da banana.
Incrível! Que delícia! E nós jogamos as cascas dos alimentos geralmente aos porcos ou a lixo.
 É hora de pensarmos  em mudar tal quadro  de fome e miséria. Cada um deveria fazer a sua parte.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog