21 de dezembro de 2011

AINDA É TEMPO

SE VOCÊ PUDESSE PEDIR UM PRESENTE!
Não estamos falando  de presentes materiais. O sonho de consumo é real e mora no coração de todos.Se vivemos num regime capitalista e se somos  motivados a comprar e consumir  haveremos sempre de estar querendo adquirir algo.
Estamos falando  de presentes que não têm dimensão material e, sim afetiva .
Segundo pesquisas o presente que  as pessoas mais  queriam era : Uma família.
Um grito preso na garganta  de uma  maioria  ecoaria mundo afora num canto angustiado de saudade , de ausência incontida:  eu quero a minha família;eu quero papai; eu quero mamãe; eu quero meus filhos; Eu quero um lar;  eu quero perdão;eu quero uma nova chance; eu quero recomeçar.
A frustração familiar  faz parte de uma dor  muito forte porque muitas famílias destroçaram-se prematuramente.
Foram levadas aos rompimentos pelo impulso, pela mágoa, pela traição e poucos enfrentam tal perda serenamente.
Numa separação, a dor  geralmente é maior   de um lado e as   perdas emocionais nas crianças são marcantes sobretudo quando já têm consciência da efetiva presença dos pais.
A nostalgia do Natal possui o componente familiar muito forte . Muitos  somatizam as tristezas e aqueles  que recentemente passaram pela separação sofrem ainda mais.
A música natalina, as cores e luzes, a busca pela presente,  a vontade de confraternizar-se  , a solidão,  formam uma matéria prima extremamente  amarga .
Bem se vivêssemos o verdadeiro Natal  interiorizando o Espírito de perdão, condescendência e amor , não haveria o grito  :  eu quero a minha família.
São muitos os que choram  neste tempo  de tantas recordações  onde ficamos susceptíveis  a emoções.
São muitos os que pedem ao Papai Noel : traz minha família de volta. 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog