13 de fevereiro de 2012

Benefícios da Atividade Física em sua vida diária.

O ser humano, na sua preocupação com a saúde do corpo, tem de estar alerta para o fato de que longevidade e qualidade de vida devem vir acompanhadas e se faz necessário praticar exercícios no presente para que seu futuro seja saudável.
A atividade física é uma forte aliada para alcançar uma boa forma física e sua prática deve ser desenvolvida de uma forma prazerosa e contínua ao longo de toda a vida, o que trará invariavelmente uma excelente condição de saúde e bem estar geral ao praticante.
A preocupação em promover e manter a saúde deve ser ressaltada para a população, que, cada vez mais, necessita, em sua rotina diária, da prática de exercícios físicos regulares, combatendo os efeitos nocivos da vida estressante e sedentária principalmente na cultura do “fast food”.
Segundo a Constituição da Organização Mundial da Saúde, a definição mais difundida de saúde é a que diz: “Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou de enfermidade.”
O que vale como atividade física?
Andar, dançar, correr, pedalar, passear com o cachorro, fazer compras a pé, subir e descer escadas, fazer jardinagem, enfim, levar uma vida mais ativa, funcional e que tenha certa regularidade na prática das mais diversas atividades cotidianas.
Em outras palavras, não são necessários níveis altos de prática de atividade física, horas intermináveis de exercícios ou dor, sofrimento e suor em excesso. Para aproveitar as vantagens da atividade física, é suficiente aumentar o grau de integração da vida diária à atividade física, combatendo o sedentarismo e seus riscos para a vida humana. Uma prática regular e frequente, com duração mínima de 30 minutos, servirá para que sua saúde melhore e permaneça em níveis aceitáveis de condição.
Portanto, não resta dúvida de que a atividade física regular beneficia a nossa saúde, através da redução do colesterol, da taxa de açúcar no sangue e, ainda, fortalece os músculos e as articulações. Propicia, ainda, os seguintes benefícios:
- reduz a tensão e ansiedade;
- ajuda a controlar o peso;
- ajuda a combater a osteoporose, ou seja, a fraqueza dos ossos provocada por perda excessiva da massa óssea;
- ajuda no controle da hipertensão;
- ajuda a combater os problemas do coração;
- ajuda no controle do diabetes.
No entanto, para que realmente tenhamos a totalidade desses efeitos benéficos precisamos também manter uma alimentação adequada, bem como evitarmos, dentro do possível, situações de tensão e ansiedade.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog