1 de fevereiro de 2012

COMENTANDO

Existe em minha alma uma preocupação com as pessoas empobrecidas. Não me atraem as vitrines , mas quando vejo uma pessoa ganhando o pão diário através da coleta de material reciclável; quando vejo aqueles carrinhos, alguns tão desapropriados conduzidos  por mulheres  vendendo merendas; quando vejo o trabalhador braçal  carregando e descarregando mercadorias vejo duas realidades: Aquelas pessoas com dignidade ganhando o fruto do trabalho e a sua riqueza pois, têm saúde e disposição. Entretanto  eu vejo a diferença do valor venal do trabalho: por falta de instrução, qualificação e uma profissão de melhor remuneração ganham um salário suado, enquanto os que se prepararam para o mercado de trabalho ganham 100 vezes mais sem tanto esforço físico.
Até agora nada de anormal.É o sistema , é a regra do mercado capitalista , mas ao olhar humano a pergunta fica no ar : Por que tantas diferenças ? Por que tantos ficam abaixo da linha da miséria, na miséria, no sub- mundo?
O que na verdade  angustia a minha alma é saber que este país  pode ser socialmente melhor a partir do momento em que educação for algo obrigatório, priorizado.Na educação o cidadão desperta  e se descobre que não veio a este mundo catar lixo.Na educação  ele toma consciência do seu valor enquanto cidadão e não é manipulado pelos políticos corruptos.
Lamentável!

Nenhum comentário:

Arquivo do blog