11 de fevereiro de 2012

COMENTANDO

Estamos no ano eleitoral.Do último pleito municipal para cá , quase nada mudamos enquanto eleitores.
De mãos vazias , continuamos a criticar e falar mal de quem está no poder: vereadores,  prefeitos, e secretários.
Interessante é que enxergamos os defeitos das administrações, usamos com frequência as palavras : incompetentes, ladrões, usurpadores. Todos os dias a mídia divulga desvio de verbas, má utilização do dinheiro público e nós agentes   diretos de tal processo  o que fizemos para melhorar nossas escolhas?
Milhares de candidatos  buscam a vereança.  O que foi feito para que eles se preparassem  afim de ocuparem digna e competentemente tal cargo? Fizeram cursos? Foram participar das seções da Câmara ? Buscaram entender o papel que vão desempenhar?
Interessante é que  basta ser um líder comunitário,  basta ajudar as pessoas do bairro ou ser cabo eleitoral de algum político  para se pleitar um cargo eletivo.
Por isso  muitos vereadores  entram em seus mandatos e terminam endividados  e empobrecidos , a não ser que tenham lastros ou participem da MESA DO REI.
Por isso e por   culpa nossa,  ficamos a falar mal do desempenho deles , quando fomos nós que os colocamos  ali, para nos representar.
Meus amigos está tudo errado! Precisamo rever a politica neste país. Precisamos conhecer os partidos  e sua verdadeira história. Por qual motivo ele nasceu e quais as suas bandeiras e o que ele defende.
Multipartidarismo  é bom , mas é preciso trabalhar para qualificarmos  e não apenas quantificá-los .
Nem sempre uma grande quantidade  de militantes  significa uma boa  ação política. É preciso amor, envolvimento e trabalho. O cordão dos puxa sacos  cresce a cada dia ! E quando se  aproxima  uma eleição, aí é que a coisa pega!A maioria ali não está pensando na cidade, mas no seu interesse pessoal.
Eu vejo este filme há 30 anos em cada pleito.E são os mesmos figurantes, só muda o partido.
E a pergunta continua no ar: E você o que tem feito efetivamente por sua cidade? A cidade que você vive e usufrui ? Qual o seu real trabalho social, comunitário, sem buscar seu interesse próprio ?
São gestos simples  a exemplo de não jogar lixo nas ruas, não quebrar Lâmpadas, denunciar o que está errado  e cobrar do poder público intensamente nossos direitos e bem estar.
Eu penso que se nós nos comprometêssemos mais  com o nosso coletivo, com o nosso bairro, com as nossas ruas , a vida seria bem melhor.
Existem tantos meios de angariar recursos , tantos meios  de congregar o grupo para agir. O que falta em nós é o verdadeiro amor ao local e lugar onde moramos e a cultura de achar que tudo é obrigação  do político e como o político não faz , nós também , não fazemos porque não temos obrigação. Então o que você botou no poder e  não atendeu às suas expectativas , o erro foi seu. O erro foi nosso. Logo, somente nós, podemos consertar.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog