14 de fevereiro de 2012

A TERRA ESTÁ APODRECENDO!

Estudos mais recentes atestam que, no atual ritmo de poluição, destruição e desperdício dos recursos naturais, em 100 ou 200 anos a Terra não terá mais condições de sustentar vida.
Que planeta pretende deixar para os seus filhos e netos? Um planeta podre e fedorento? Quer ser lembrado pelos seus descendentes como o cretino que cagou todo o planeta, exauriu todos os recursos naturais e os condenou a viver em uma lata de lixo gigantesca? O que você pode fazer? Pode começar lendo estas dicas e tentar aplicar o que é ensinado.


Coma menos carne vermelha.
A criação de bovinos é um dos maiores responsáveis pelo pelo efeito estufa. Você já sentiu aquele cheiro pavoroso quando você se aproximou de alguma fazenda/criação de gado? Pois é: É metano com enxofre, que saem das vacas, formando um gás inflamável, super-poluente, e ultra-mega-fedorento. Além disso, pra piorar, a produção de carne vermelha demanda uma quantidade absurda, quase criminosa, de água. Para você ter uma idéia: Para produzir 1 quilo de carne vermelha são necessários 2000 litros de água potável. O mesmo quilo de frango só necessita 100 litros.
Deixe de ser muquirana e compre uma máquina de lavar roupas.
Já foi tempo que máquinas de lavar roupas eram artigos de luxo. Hoje em dia elas são populares e baratas. Uma máquina de lavar em sua capacidade total lava a roupa da família toda de uma vez e gasta no máximo 70 litros. Você economiza água e sua mãe deixa de ser escrava.
Regule a temperatura do ar condicionado.
Pare de uma vez por todas com essa mania de colocar o ar condicionado no frio máximo siberiano e levantar no meio da noite, se morrendo de frio, pra pegar um lençol. Ar condicionado regulado em 15 graus? Por acaso você é esquimó? Ajuste o conforto térmico para uma temperatura amena, agradável (algo entre 22 e 25 graus é o adequado para seres humanos) e durma nu. Aposente seus pijamas.
Aprenda a cozinhar com panela de pressão.
Você acha que a panela de pressão foi feita só pra fazer feijão? Pois saiba que você pode cozinhar tudo na pressão: carnes, aves, legumes, macarrão. Você pode até fazer pudim na panela de pressão. Cozinha tudo na metade do tempo e economiza gás.
Cozinhe com fogo mínimo.
Se você não faltou às aulinhas de ciências no 1º grau você sabe: Por mais que você aumente o fogo, sua comida não vai cozinhar mais depressa, pois a água não ultrapassa 100ºC em uma panela comum. Com o fogo alto, você vai é desperdiçar gás e queimar toda sua comida.
Use uma garrafa térmica com água gelada.
Compre daquelas garrafas térmicas de acampamento, de 2 ou 5 litros. Abasteça-a de água bem gelada e cubos de gelo pela manhã. Você terá água gelada até a noite e evitará o abre-fecha da geladeira.
Máquina de lavar louça é pra usar e não para enfeitar a cozinha.
A máquina gasta 30 litros de água pra lavar a louça de 4 pessoas. Se você lavar na pia, gastará pelo menos 100 litros
Antes de cozinhar, retire da geladeira todos os ingredientes de uma só vez.
Evite o o abre-fecha da geladeira toda vez que seu cozido precisar de uma cebola, uma cenoura, etc...
Compre um ventilador de teto.
Nem sempre faz calor suficiente pra ser preciso ligar o ar condicionado. Na maioria das vezes um ventilador de teto é o ideal para refrescar o ambiente economizando 90% de energia.
Não troque o seu celular.
Já foi tempo que celular era sinal de status. Hoje em dia qualquer zé-ruela tem. Trocar por um mais moderno para tirar onda? Ninguém se importa. Fique com o antigo pelo menos enquanto estiver funcionando perfeitamente ou em bom estado. 
Pare de usar a mangueira de água para varrer a calçada.
A chamada "vassourinha hidráulica", por 15 minutos, desperdiça 280 litros de água. Mais sensato é pegar a vassoura, juntar a sujeira, recolher com a pá e só depois enxaguar o chão com um balde de 10 litros. A limpeza é a mesma.
Use somente pilhas e baterias recarregáveis.
É certo que são caras, mas ao uso em médio e longo prazo elas se pagam com muito lucro. Duram anos e podem ser recarregadas em média 1000 vezes.
Limpe ou troque os filtros o seu ar condicionado.
Um ar condicionado sujo representa 158 quilos de gás carbônico a mais na atmosfera por ano.
Troque suas lâmpadas incandescentes por fluorescentes.
Lâmpadas fluorescentes gastam 60% menos energia que uma incandescente. Assim, você economizará 136 quilos de gás carbônico anualmente.
Escolha eletrodomésticos de baixo consumo energético.
Procure por aparelhos com o selo do Procel (no caso de nacionais) ou Energy Star (no caso de importados).
Não deixe seus aparelhos em standby.
Simplesmente desligue ou tire da tomada quando não estiver usando um eletrodoméstico. A função de standby de um aparelho usa cerca de 15% a 40% da energia consumida quando ele está em uso.
Mude sua geladeira ou freezer de lugar.
Ao colocá-los próximos ao fogão, eles utilizam muito mais energia para compensar o ganho de temperatura. Mantenha-os afastados pelos menos 15cm das paredes para evitar o superaquecimento. Colocar roupas e tênis para secar atrás deles então, nem pensar!
Descongele geladeiras e freezers antigos a cada 15 ou 20 dias.
O excesso de gelo reduz a circulação de ar frio no aparelho, fazendo que gaste mais energia para compensar. Se for o caso, considere trocar de aparelho. Os novos modelos consomem até metade da energia dos modelos mais antigos, o que subsidia o valor do eletrodoméstico a médio/longo prazo.
Tome banho de chuveiro.
E de preferência, rápido. Um banho de banheira consome até quatro vezes mais energia e água que um chuveiro.
Regule o chuveiro.
Você realmente precisa de uma 'cachoeira' pra tomar um banho?
Abra as janelas!
Seja bem-vinda a luz natural! Abrir janelas, cortinas, persianas, deixar o sol entrar e iluminar a casa é bem melhor que acender lâmpadas desnecessariamente. Além de fazer muito bem ao seu humor, você também vai economizar dinheiro no fim do mês.
Use menos água quente.
Aquecer água consome muita energia. Para lavar a louça ou as roupas, prefira usar água morna ou fria.
Pendure ao invés de usar a secadora.
Você pode economizar mais de 317 quilos de gás carbônico se pendurar as roupas durante metade do ano ao invés de usar a secadora.
Nunca é demais lembrar: recicle
Recicle no trabalho e em casa. Se a sua cidade ou bairro não tem coleta seletiva, leve o lixo até um posto de coleta. 
Configure seu computador.
O screen saver cheio efeitos especiais do computador não é a melhor maneira de economizar energia. O monitor ligado, mesmo com aquele descanso de tela de peixinhos, é responsável por até 80% do consumo do computador. Mais eficiente é configurar a máquina para o modo de economia de energia. Assim, ele vai desligar automaticamente toda vez que você se ausentar.
Reduza o uso de embalagens.
Embalagem menor é sinônimo de desperdício de água, combustível e recursos naturais. Prefira embalagens maiores, de preferência com refil. Evite ao máximo comprar água em garrafinhas, leve sempre com você a sua própria.
Compre papel reciclado.
Produzir papel reciclado consome de 70 a 90% menos energia do que o papel comum, e poupa nossas florestas.
Utilize uma sacola para as compras.
Sacolinhas plásticas descartáveis são um dos grandes inimigos do meio-ambiente. Elas não apenas liberam gás carbônico e metano na atmosfera, como também poluem o solo e o mar. Quando for ao supermercado, leve uma sacola de feira ou suas próprias sacolinhas plásticas.
Plante uma árvore.
Uma árvore absorve uma tonelada de gás carbônico durante sua vida. Plante árvores no seu jardim ou inscreva-se em programas como o SOS Mata Atlântica ou Iniciativa Verde.
Compre alimentos produzidos na sua região.
Fazendo isso, além de economizar combustível, você incentiva o crescimento da sua comunidade, bairro ou cidade.
Compre alimentos frescos ao invés de congelados.
Comida congelada além de mais cara, consome até 10 vezes mais energia para ser produzida. É uma praticidade que nem sempre vale a pena.
Compre orgânicos.
Por enquanto, alimentos orgânicos são um pouco mais caros pois a demanda ainda é pequena no Brasil. Mas você sabia que, além de não usar agrotóxicos, os orgânicos respeitam os ciclos de vida de animais, insetos e ainda por cima absorvem mais gás carbônico da atmosfera que a agricultura “tradicional”? Se toda a produção de soja e milho dos EUA fosse orgânica, cerca de 240 bilhões de quilos de gás carbônico seriam removidos da atmosfera. Portanto, incentive o comércio de orgânicos para que os preços possam cair com o tempo.
Ande menos de carro.
Use menos o carro e mais o transporte coletivo (ônibus, metrô) ou o limpo (bicicleta ou a pé). Se você deixar o carro em casa 2 vezes por semana, deixará de emitir 700 quilos de poluentes por ano.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog