26 de julho de 2012

CASAIS SEM ESTRESSE ABRAÇAM, BEIJAM E RELEVAM


O relacionamento entre um homem e uma mulher é cercado de ótimos momentos e traz um colorido diferente para as nossas vidas. Por outro lado,  é normal que a relação também passe por desentendimentos, criando tensão e mal estar. Nesta matéria reunimos algumas pesquisas realizadas com casais que demonstram como os relacionamentos podem influenciar beneficamente na redução do estresse e como as discussões podem afetar a saúde das mulheres.
Um estudo realizado com cerca de 2.000 casais mostrou que aqueles que beijam apenas durante o ato sexual têm oito vezes mais probabilidade de sofrer de estresse e depressão do que aqueles que beijam com frequência apenas no calor do momento. A líder do estudo Laura Berman, Ph.D., professora assistente de um psiquiatra e obstetra de Northwestern University Feinberg School of Medicine, explica: “Beijar alivia o estresse, criando um senso de conexão, que libera endorfina, as substâncias químicas que neutralizam o estresse e a depressão.”
Você provavelmente já pode ter concluído o que uma série de estudos confirmaram: quando os casais discutem, os homens são mais propensos a se retraírem do que as mulheres – e isso frustra as esposas. Os estudos também revelaram algo que não é tão óbvio: a maneira como uma mulher lida com a frustração durante argumentos hostis pode afetá-la com uma carga maior de estresse que pode vir a afetar sua saúde física. As mulheres que responderam a seus maridos com hostilidade verbal mostraram elevados níveis de hormônio do estresse durante as discussões e também horas mais tarde. Seus companheiros não mostraram esses sinais físicos, diz Janice Kiecolt-Glaser, Ph.D., professora de psiquiatria da Ohio State University College of Medicine e membro da equipe de pesquisa. Prolongados surtos de hormônios do estresse podem prejudicar o sistema imunológico, disse ela. (Uma consequência física grave resultante de brigas hostis foi descoberta no ano passado por pesquisadores da Universidade de Utah: as mulheres que atacam seus maridos durante desentendimentos têm probabilidade dobrada de apresentar calcificação da artéria coronária, um sinal de doença cardíaca, se comparado a esposas que se mantêm calmas. Maridos hostis não são afetados.) “O conflito não é necessariamente o problema”, diz Kiecolt-Glaser. “É a maneira com que os casais discordam que afeta a saúde.” Seu conselho: Concentre-se no assunto em questão e evite sarcasmos e xingamentos. “Geralmente é melhor tentar manter a temperatura emocional o mais baixa quanto possível”, diz ela. “Quanto mais aquecidas são as palavras ou o tom de voz, mais difícil é para os maridos e esposas ouvir um ao outro. Se necessário, respirem profundamente e terminem a conversa, prometendo voltar ao assunto mais tarde, quando ambos estivem mais calmos. “
Depois destas informações, vale a pena reavaliar seu relacionamento e usá-lo a seu favor! Beije, abrace e ande de mãos dadas. Mantenha o clima de namoro e evite brigas tempestuosas.  Afinal, o amor deve ser motivo de bem estar, você não concorda?
Fonte: www.goodhousekeeping.com/

Nenhum comentário:

Arquivo do blog