19 de julho de 2012

ESCOLHA SUAS ATITUDES E VIVA MAIS FELIZ!


Quem não quer prolongar a vida, tendo muita saúde e disposição ao longo dos anos? Hoje muitos estudos científicos e a medicina desvendam pouco a pouco todos os bons hábitos para que isso seja possível. Mas, além da alimentação, dieta e exercícios, será que as atitudes diante da vida também ajudam a atingir uma velhice mais saudável e feliz? O  Dr. Juan Hitzig, que é um renomado gerontologista e professor da Universidade Maimonides, dedica-se a estudar as causas da longevidade saudável.  Em seu livro, “Cinquenta e tantos“,  Dr Hitzig afirma que por volta dos 50 anos atingimos o ponto biológico determinante que definirá a forma que envelhecemos.
 Tendo estudado durante anos as características de pessoas saudáveis com idade bem avançada, chegou a conclusão de que todas elas tinham algo em comum em suas atitudes e forma de conduta. Verificou também que aqueles que envelhecem bem são  pessoas ativas, sociáveis ​​e estão sempre sorrindo. Dr. Hitzig desenvolveu um alfabeto emocional, partindo do princípio que determinadas atitudes geram Serotonina - neurotransmissor que melhora a tranquilidade de vida, nos mantendo longe de doenças e reduzindo a taxa de envelhecimento celular. Já outras atitudes envenenam o organismo provocando a liberação do cortisol, o poderoso hormônio do estresse, cuja presença prolongada no sangue é letal para as células arteriais e aumenta o risco de adquirir doenças cardiovasculares, incluindo acidente vascular cerebral.
Veja quais são as condutas e  atitudes no quadro:

Dizer que somente nossas atitudes são garantia para que tenhamos uma vida longa e saudável não é apropriado. São vários os fatores que determinam como será nossa  velhice. Mas, certamente, ao procurarmos manter atitudes positivas diante da vida e uma postura mais simpática e gentil com relação aos outros, somente pode trazer  benefícios e fazer muita diferença.  Afinal, é muito bom sentir que somos apreciados e que nossa presença é bem vinda. Melhor ainda é viver procurando ter atitudes otimistas e se afastar de sentimentos negativos que fazem mal ao coração e ao organismo. “O cérebro é um músculo fácil de enganar, se você acredita que sorrir faz você se sentir feliz e melhor. “

Nenhum comentário:

Arquivo do blog