8 de agosto de 2012

COMO CONTROLAR A TPM ATRAVÉS DA ALIMENTAÇÃO.


A Síndrome da Tensão Pré-Menstrual é um desequilíbrio que atinge a maioria das mulheres e se caracteriza por uma intensa oscilação hormonal que acarreta sintomas que afetam a mulher tanto na parte biológica, psicológica e social. Os sintomas que caracterizam a TPM podem ser variados, entretanto os mais comuns são:

irritabilidade
sensibilidade
dor de cabeça
inchaço
dor nas mamas
constipação intestinal
cólicas
cansaço
compulsão alimentar
depressão, entre outros.

Podemos destacar quatro tipos de TPM:

Tipo A – Ansiedade, irritabilidade, oscilações de humor;

Tipo C – Compulsão por doces, desânimo, dor de cabeça, tonturas;

Tipo H – Inchaço, dores nas mamas;

Tipo D – Depressão, baixo-astral, insônia, confusão, esquecimento.

A Nutrição Funcional aliada à atividade física podem amenizar estes sintomas, pois ajudam a modular os hormônios e neurotransmissores.

Alguns Nutrientes que de vemos incluir neste período:

Ômega-3 – Ação anti-inflamatória, melhora a fluidez sanguínea, a circulação, absorção de nutrientes e diminui o inchaço. Fontes: Salmão, castanhas, semente de linhaça, etc.
Triptofano – É um aminoácido responsável pela síntese de serotonina, promovendo as sensação de bem-estar. Fontes: Banana, abacate, cereais integrais, etc.
Magnésio – Auxilia na elevação dos níveis de serotonina, melhora a função intestinal, diminui as cólicas além de agir em sinergia com o cálcio. Fontes: Cereais integrais, tofu, espinafre, feijões, etc.
Vitamina B6 – Aumenta os níveis de serotonina e auxilia na redução dos sintomas de depressão e ansiedade. Fontes: Cereais integrais, proteínas de origem animal, etc.
Vitamina A, C e E – Estas vitaminas melhoram a função ovariana a síntese hormonal, circulação, diminuindo inchaço, diminui as cólicas, melhora a elasticidade da pele, evita cefaleia e dores nas mamas. Fontes: Frutas cítricas, vegetais alaranjados (cenoura, abóbora) e frutas oleaginosas (castanhas), etc.

Existe ainda muitos mais nutrientes a serem incorporados em um cardápio Anti- TPM, entretanto é necessário um acompanhamento nutricional individualizado para os resultados serem mais eficaz na melhora do bem-estar. Nunca esquecendo que a saúde intestinal também interfere no grau de TPM, por isso tenha uma boa hidratação, uma boa alimentação e evite alimentos com alto poder inflamatório como café, chocolates, gorduras, sal e açúcar.

Por: Dra Carolina Baccei

Nenhum comentário:

Arquivo do blog