14 de setembro de 2012


A couve é considerada um vegetal crucífero da família Brassicaceae e da mesma linhagem do repolho, brócolis couve-flor e da couve de Bruxelas.  100 g de couve crua contêm 145 mg de cálcio, além de 169 mg de potássio e apenas 30 calorias.
A cor escura da couve reflete o teor de clorofila que tende a ser elevado nestes vegetais, assim como de outros nutrientes. Apesar de não ser um vegetal com boa disponibilidade de ferro (tem 0,19 mg enquanto o agrião tem 3,1 mg de ferro), ela pode se tornar uma boa fonte de ferro se combinada com outros alimentos. A combinação de ferro com vitamina C é importante para a melhor absorção desse mineral.  Suco de frutas ricas em vitamina C como acerola e goiaba combinadas com a couve são ótimas opções para melhorar a absorção de ferro pelo organismo. Em relação às propriedades medicinais, a couve apresenta ação anticarcinogênica, devido ao alto conteúdo de glicosinolatos. Além de ser fonte de vitamina C, betacaroteno e fibras que auxiliam na regulação intestinal.
A melhor forma de consumo da couve é crua ou pouco cozida, pois assim as vitaminas e substâncias anticancerígenas podem se manter intactas e atuar no organismo. O consumo de aproximadamente 1 xícara de chá, duas vezes ao dia deste vegetal já  é suficiente para trazer seus benefícios.
Deixo para vocês um suco super prático, delicioso e super saudável:

SUCO VERDE

1 folha de couve orgânica
1 unidade de laranja lima
1 colher (sopa) farinha de linhaça
Gelo a gosto
Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba logo em seguida.
(Obs. foto meramente ilustrativa  – não corresponde ao suco original).

Por: Dra Carolina Baccei

Nenhum comentário:

Arquivo do blog