5 de setembro de 2012

SANATÓRIO

Nunca tinha entrado em um sanatório, manicômio, hospício ou qualquer outra instituição que cuidasse de pessoas com deficiência mental.
Creio que esses lugares sejam ricos de subsídios o para  refletirmos sobre a nossa saúde mental e que ainda há muito há se pesquisar nessa campo profundo e misterioso que é a mente humana.
Por conta dos cuidados com Maria Inês  fui ontem ao Sanatório Nossa Senhora de Fátima  visitar uma paciente.Adentrei naquele recinto muito bem cuidado e conheci mulheres vivendo o desequilíbrio mental. Jovens meninas , bonitas e senhora idosas e desgastadas pela qualidade de vida.
Conversei com algumas internas  usando a tática de jamais contrariar  o que estão afirmando,  observei pedidos  escusos, a exemplo de: traga-me  uma  cesta básica e ponha escondido um pacote de fumo.Telefone para fulano ( e diziam diversos nomes )para virem me buscar.
Um misto de alegria e tristeza .Um misto de ansiedade e agressividade mas também, um estar bem, limpas ouvindo música, dançando e conversando.
Algumas  no salão de beleza,  eram atendidas por manicuras. Muito bom para elevar a auto estima. Outras aguardavam sua hora .Outras estavam sendo atendidas pelas enfermeira.
Saí de lá  enriquecida   diante da experiência com pessoas em desiquilíbrio mental.Sempre tive uma atração por loucos e gosto muito de relacionar-me com eles. Tirando o perigo da agressão   não nos fazem algum  mal. Pelo contrário , são carentes de afeto e amor também.
Podemos ser voluntários do Sanatório.Converse com a direção , identifique as necessidades e torne-se um parceiro.Que vai ganhar é você.

Um comentário:

RayleneRêgo/Pedagoga/Psicopedagoga/Neuropsicopedagoga disse...

Já tive oportunidades de visita o local em virtude de trabalhos pedagógicos de acompanhamento de algumas alunas em estágio (tecnico de enermagem).
No ínicio fiquei assustada, receiosa, mas ao conhecermos as carênias e necessidades dos internos, o apoio e segurança dos profissionais, não há como desconsiderar a reflexão sobre as adversidades

Arquivo do blog