2 de agosto de 2011

AINDA É TEMPO

O IMEDIATISMO.
Lembro-me da minha mãe.  Profissão – dona de casa.
Quanto tempo levava para fazer um Almoço. E  hoje  em apenas alguns minutos podemos preparar uma refeição.
Lembro-me que  ela passava toda manhã esperando o feijão cozinhar  no fogão a lenha  porque não tinha panela de pressão .Assim também carnes e o arroz que depois de catado minuciosamente  era colocado no fogo exatamente  ás 10 horas .
Naquele tempo nada era imediato .Sabíamos esperar e não contávamos com botões ou interruptores e muito menos com controles remotos.
Sem imediatismo e sem tecnologia levávamos uma vida  sem pressa.
Não me lembro de alguém falar que estava com estresse, depressão  e as férias eram fruto  de  semestre de estudos ou um ano de trabalho. E que férias ! Quantas brincadeiras , quanto contato com a natureza e quanta inocência.
Nossa sexualidade  estava adormecida porque não víamos cenas eróticas. Hoje meu neto de 5 anos  fica parado diante da televisão olhando os beijos de língua tão comuns nas novelas e filmes.
Na escola  o professor era o Mestre e a ele tínhamos o maior respeito. Alguns até exageravam na  rigidez da disciplina. Mas não havia necessidade de chamar psicólogos   ou os pais, por causa de violência e grandes amores nasciam no convívio da escola.
Tudo mudou muito e às vezes eu fico com saudade  daquele tempo  , da qualidade de nossa vida e dos nossos relacionamentos.
O Imediatismo nos avassala e queremos tudo a tempo e a hora.
Não esperamos que os sentimentos amadureçam e muito menos  que  é preciso ter paciência  diante das nossas necessidades.
Um atendente de banco, farmácia, loja , repartição , não necessariamente é tão rápido quanto  outro.
Esquecemos que a pressa é inimiga da perfeição e que cada um tem o seu modo de ser e viver.
Precisamos do Imediatismo . Em muitas ocasiões representa salvar vidas . Um exame  com aparelho sofisticado que revela  a doença  na hora  , é uma benção.Mas nem tudo   pode ser imediato sobretudo quando tratamos dos relacionamentos  humanos.
Aprenda  a esperar e faça do tempo  algo que seja prazeroso para você. Pense nisso.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog