9 de outubro de 2011

DESCUBRA QUEM VOCÊ É - ELIANA SICSÚ

MENTE EMOCIONAL E MENTE RACIONAL.

Temos duas mentes , uma que pensa e uma que sente. É muito importante que defina quem vai dominar sua vida: se a mente emocional ou a mente funcional.
A mente racional é um sistema de compreensão mais atento e capaz de ponderar, refletir, analisar e editar. A mente emocional é um sistema de conhecimento impulsivo, poderoso e, às vezes, ilógico. 
A mente emocional é muito mais rápida que a racional, agindo irrefletidamente, sem parar para considerar o contexto da realidade. Esses dois sistema diferentes de conhecimento interagem para construir  nova vida mental.
A emoção só age num ponto  de tensão, para depois resolver os problemas que se apresentam e essas rapidez exclui a reflexão deliberada, analítica, que caracteriza a mente racional. É comum as pessoas lamentarem sobre o que não deveriam ter falado e o que não deveriam ter feito. Muitas pessoas carregam culpa e dor emocional por decisões precipitadas.
As  ações desencadeadas pela mente emocional carregam uma forte sensação de certeza ,simplificando a forma de encarar determinadas coisas que, para a mente racional, são intrigantes. Quando a poeira assenta ou mesmo durante a reação, aí vem o pensamento: Por que fiz isso? Por que  não pensei melhor?Esse  é o sinal de que a mente racional percebeu o que aconteceu, mas não com a agilidade de resposta da mente emocional.

Obs- recentemente vivi exatamente um situação  cuja mente emocional me traiu . E a pergunta veio angustiando-me: Por que não pensei  melhor!
Valeu Eliana ,,, lendo seu livro a  gente descobre mesmo, quem  é.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog