3 de maio de 2012

PORQUE É BOM TOMAR CAFÉ!


Se você é daquelas pessoas que precisa de um cafezinho pela manhã para poder funcionar, não está sozinho! A pesquisa “Tendências do Consumo do Café no Brasil feita em 2008, pela TNS InterScience em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária  constatou que nove a cada dez brasileiros acima dos 15 anos consomem café diariamente. Significa que ela é a segunda bebida mais consumida entre a população, ficando atrás apenas da água. Com estas estatísticas tão significativas, é interessante saber sobre algumas pesquisas que comprovam os benefícios que este hábito traz para a saúde.
#1. Reduz o Risco de Diabetes Tipo 2
Consumo moderado de café está associado a taxas reduzidas de diabetes tipo 2. Embora a causa exata para este benefício ainda esteja em estudo, provavelmente está no fato do café conter antioxidantes.  Um estudo de novembro 2011 no Journal of Agricultural and Food Chemistry identificou dois componentes do café – o ácido caféico e ácido clorogênico – que ajudam na prevenção da doença.
#2. Menor risco de Alzheimer
A cafeína do café parece interferir na produção de proteínas cerebrais anormais tipicamente associados com o desenvolvimento da doença de Alzheimer. Pesquisadores finlandeses relataram em uma revista de 2010 – artigo sobre a doença de Alzheimer – que beber de 3 a 5 xícaras de café por dia foi associado com um risco 65% menor de demência ou doença de Alzheimer. Em um estudo de 2011 por pesquisadores da UCLA publicado na mesma revista, a longo prazo o consumo de café ou chá foi associado a taxas moderadamente reduzidas de declínio cognitivo entre as mulheres idosas.
#3. Menor risco de doença de Parkinson
Enquanto o mecanismo dos efeitos preventivos do café para a doença de Parkinson não seja conhecido, os resultados de diferentes estudos são consistentes em relatórios de que o consumo de café está associado com um menor risco de doença de Parkinson.
#4. Melhorar o desempenho atlético.
Comprovou-se que uma quantidade moderada de café antes do exercício pode ajudar a melhorar a performance e resistência. Um artigo de 2008 no Journal of Applied Physiology, Nutrition and Metabolism relatou a ingestão de cafeína na faixa de 200 mg a 800 mg por dia entre alguns atletas de elite canadenses, principalmente de café.
#5. Um energético de baixas calorias.
O café é uma opção muito mais leve do que comer uma barra de chocolate ou um pedaço de bolo. O café preto em si não tem calorias, quaisquer calorias adicionais que ele possa vir a ter depende do que você adiciona a ele. Uma vez que o café é uma bebida de origem vegetal, não é surpreendente que alguns dos benefícios positivos do seu consumo parecem estar em conformidade com os efeitos da planta com benefícios antioxidantes sobre o corpo. No entanto, ainda é muito cedo para especificar qual o montante a consumir. Se você já bebe café regularmente, pode continuar a apreciá-lo com moderação e fique consciente do que você pode ou não adicionar a ele. Se por outro lado você não é um fã do café, sucos feitos com frutas e vegetais naturais ainda são a melhor fonte de antioxidantes na sua dieta.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog